Reciclar, reduzir, reutilizar

Este mês estamos falando no papel. Já falamos no seu ciclo de vida útil, às vezes curto às vezes cíclico. Também falamos nas comunicações eletrônicas como alternativa ao uso do papel, até naqueles casos onde é preciso assinatura ou carimbo.

pajarita de origami

As empresas que trocam o papel pelas comunicações eletrônicas verificam rapidamente a redução de custos. O melhor é vermos os dados com um exemplo, que cada um pode fazer com os dados da sua empresa. Uma empresa (imaginária) de serviços faz 60 contratos de média ao mês num só serviço. Os contratos contêm 20 páginas entre as características e as condições e garantias. Estes têm que ser feitos por duplicado, uma cópia para cada uma das partes, empresa e cliente. Se fizermos o somatório, o resultado é que de média a empresa gasta nesse serviço 2400 folhas.

Pelo contrário, se a empresa fizer os contratos pela via das comunicações eletrônicas certificadas, já estaria poupando essa quantidade de papel. Mas não só, também estaria poupando os custos desse papel e tempo na gestão documental.

Reciclar papel é uma atividade associada com a conservação das florestas. Mas reciclar está ligado com outros dois conceitos, reduzir e reutilizar. Conceitos que as empresas (e os indivíduos) devemos assumir nas nossas rotinas. Reduzir é fácil usando as comunicações eletrônicas e reutilizar é, por exemplo, usar o papel velho para fazer origami.

Cada empresa, quando fizer suas contas, verá os benefícios e verá também como reduzir papel nos processos influi na sua responsabilidade social: respeito pelo meio ambiente, optimização de recursos e melhoras na produtividade.

#sayonarapapel

Lleida.net
Somos la Primera Operadora Certificadora – Mensajes electrónicos certificados

Deja un comentario