Paritat als llocs directius

Paridade nos postos diretivos

Paritat als llocs directius

A próxima semana Lleida.net viverá um dia histórico. Não por termos arrasado todos os recordes de faturação este mês (que assim é), não porque atinjamos a maior faturação anual da companhia (que também), não porque as nossas filiais fora da Espanha comecem a faturar muito satisfatoriamente (até isso é assim!), mas porque finalmente somos paritários na equipa diretiva. Por primeira vez na nossa história… e sem nos o propormos! Eia, que contente estou!
Mas hei de explicar algo. Algo com o que não me sinto muito orgulhado, embora que acho soube retificar a tempo. Era um dia há uns doze anos, dia de chuva e frio, concretamente o Dia da mulher trabalhadora.
Deixava o carro no parque do escritório depois de deixar às minhas filhas na escola enquanto escutava o rádio. Estavam emitindo um debate sobre o dia da mulher trabalhadora no qual as entrevistadas faziam queixa dos muitos casos na Espanha nos que as mulheres recebiam salários muito mais baixos do que os homens. Parvoíce, pensei eu para mim… mas semeou uma dúvida no meu interior. estaremos nós fazendo o mesmo na Lleida.net?
Essa manhã pedi as responsáveis do departamento de administração que tirassem uma lista com os salários de todas as pessoas que trabalhavam na empresa. Nessa lista, pude comprovar horrorizado que as mulheres da entrevista no rádio estavam acertadas. Na minha própria empresa nenhuma mulher recebia mais do que nenhum homem E muitas delas tinham postos de maior responsabilidade.
Baixe a cabeça, entristecido, e organizei uma reunião com elas. Disse-lhes: “Sinto muito. Peço desculpas as todas porque vos tenho descriminado sem me dar de conta.” Esse dia incrementei os seus salários um 40%, marcámos as responsabilidades que desenvolveriam e fiz-me a promessa de não voltar a cometer o mesmo erro. Os salários responderiam sempre às responsabilidades e os méritos assumidos, independentemente da cor, sexo, raça ou origem. E agora, começamos a recolher o semeado com aquela decisão.
Acho que essa igualdade no tratamento tem-nos levado até a paridade que atingimos neste momento. E digo isto, porque esta semana entrou uma nova diretiva, Carme Agustí. E com ela já somos o mesmo número de homens e mulheres no organigrama diretivo da empresa. A partir de hoje, os homens desta empresa teremos um repto mais a somar os habituais: estar à altura das Diretivas, com maiúscula, da nossa empresa.

Lleida.net
Somos la Primera Operadora Certificadora – Mensajes electrónicos certificados

Deja un comentario