el futuro de la interconexión
O aparecimento da telefonia móvel na Espanha não foi apenas um avanço como motor social e econômico, mas também o primeiro passo para a liberalização do Mercado das telecomunicações do país. Em 1976, a CTNE (Companhia Telefônica Nacional de Espanha) estreou um Sistema de comunicação que precisava de aparelhos muito pesados e poco úteis instalados em viaturas.
Já, em 1982, e coincidindo com o Mundial de Futebol em Espanha, a CTNE apresentou com sucesso um novo Sistema de comunicação celular baseado em um desenvolvimento de AT&T nomeado “The cellular concept”. Este dividia as áreas de cobertura em celas (por isso o nome: celular). Este Sistema tinha terminais mais “pequenos e manuseáveis” que podiam se levar como se fosse uma pequena mala de viagem. Neste momento começou a ser usado o conceito de Interconexão, já que de alguma maneira tinha que fazer a rede móvel mais acessível desde a fixa e vice-versa.
E assim, no mesmo ano foi criado o “Global System for Mobile Communications” ou GSM, um consórcio com as 13 Operadoras Europeias mais importantes, Espanha entre elas. Hoje, a GSMA representa o interesse das operadoras móveis internacionais. A associação chega a mais de 219 países e junta a mais de 800 operadoras móveis do mundo e mais de 200 empresas relacionadas com a telefonia celular, fabricantes de dispositivos, companhias de software, fornecedores de equipamento, companhias de Internet e também organizações relacionadas com a comunicação e o lazer.
Devido à constante expansão e aparecimento de novas operadoras e fornecedores de serviços, a organização GSMA acha de máximo interesse a normalização e regulamento dos cenários de interconexão entre operadoras e empresas terceiras.
Por isso, em 2011 cria um novo grupo de trabalho nomeado IWG (Interworking Group) que tem como objectivo normalizar e melhorar a qualidade das relações de interconexão entre operadoras móveis e entre estas e terceiras partes.
Ao princípio este grupo orientava-se ao Mercado europeu, mas seu perfil foi crescendo e adicionando operadoras de todo o mundo.
Assim, a primeira reunião acontece em Paris o dia 22 de Novembro de 2004.
“Na atualidade, a interconexão não está só focada para entendimento entre redes móveis, também em todo aquilo que oferece um serviço ao cliente final. Com a 4ª Geração da interconexão está ligada ao acesso de serviços como WhatsApp ou compra online@, explica Javier Sendin, Roaming Technical Director da GSMA.
Por este motivo, existem as reuniões do Interconnect Working Group (IWG). O último encontro aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro em Lleida. Juntou representantes das principais operadoras de telecomunicações de todo o mundo e trabalharam sobre questões que afeitam à interconexão entre as distintas operadoras.
Esta será a terceira reunião do IWG em Espanha. A primeira em foi no mês de Junho de 2008 em Madrid. Lleida.net tem sido anfitrião destes eventos duas vezes, atraindo delegados do mundo inteiro.

Lleida.net
Lleida.net

We are The first registering operator – Registered electronic messages